Mostrar Aviso

Cases de boas-práticas

Caminhos para a Cidadania: programa de educação do Instituto CCR empodera educadores com metodologias ativas. 

   Empresa: Instituto CCR  O Instituto CCR, por meio do Programa Caminhos para a Cidadania, vem transformando a educação com o uso de metodologias ativas focadas em temas relevantes, como a valorização do patrimônio cultural brasileiro, o fomento à leitura e a energia limpa e acessível. Em julho deste ano, por exemplo, o programa abordou a ODS […]

  

Empresa: Instituto CCR 

O Instituto CCR, por meio do Programa Caminhos para a Cidadania, vem transformando a educação com o uso de metodologias ativas focadas em temas relevantes, como a valorização do patrimônio cultural brasileiro, o fomento à leitura e a energia limpa e acessível. Em julho deste ano, por exemplo, o programa abordou a ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. 

  

A iniciativa existe há mais de 20 anos e capacita professores das redes municipais de ensino a aplicar essas abordagens e incentivar a formação de cidadãos conscientes, utilizando uma plataforma digital exclusiva e conteúdos alinhados às competências da BNCC. 

  

O diferencial deste projeto está em sua estratégia de comunicação cuidadosamente planejada, que potencializa o alcance e o impacto das ações. A divulgação é conduzida em várias frentes: a cada mês, pautas são disseminadas na imprensa e nas redes sociais, garantindo ampla visibilidade. 

  

No ano passado, uma colaboração de destaque foi a parceria com a influenciadora digital Emily Fidelix, que possui mais de 85 mil seguidores. Suas postagens mensais sobre o programa impulsionaram o engajamento, atraindo mais de 3.900  professores à plataforma. Este ano, são mais de 5000 professores alcançados. Além disso, as atividades do Caminhos para a Cidadania são regularmente promovidas na newsletter do Instituto CCR, com mais de 13 mil assinantes, incluindo colaboradores e público externo. 

  

O compromisso com o impacto educacional se estende para além do acesso aos conteúdos. Com Apoio Técnico do Instituto Crescer, o programa não só capacita os educadores, mas também inspira para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, alinhado às diretrizes da BNCC e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em 2024, o Prêmio Caminhos para a Cidadania ainda reforça a valorização das práticas inovadoras, premiando escolas com R$ 30 mil cada por seus projetos destacados. Bem como, todos os educadores concluintes da formação receberão o livro “Futuro Ancestral” de Ailton Krenak em casa ou poderão optar por Vale-Livro para que possam escolher seu exemplar. 

  

O plano de comunicação não apenas amplia a participação, mas também reforça a continuidade do aprendizado. Curadorias temáticas, materiais pedagógicos interativos e vídeos são disponibilizados semanalmente, mantendo os educadores atualizados e motivados a aplicar os conteúdos com seus alunos. 

  

Essa abordagem comunicativa sólida e multicanal, aliada ao Apoio Técnico do Instituto Crescer, tem garantido que o Caminhos para a Cidadania vá além da formação tradicional, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional de professores e alunos e alinhando as práticas educacionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

  

Como resultado da iniciativa, em 2023 foram atingidos mais de 3 mil professores, 80 mil alunos, 700 escolas em 73 municípios parceiros e mais de 100 sem parceria formal nas 5 regiões do Brasil. Somente neste ano, o programa já ultrapassou a marca de 6 mil professores inscritos na plataforma do programa e mais de 18.000 usuários únicos no site 

  

Principais ODS impactados pelo programa:  3, 4, 5, 9, 10, 11, 13 e 16. 

Links

https://www.caminhosparaacidadania.com.br/area-do-professor/materiais-pedagogicos/industria-inovacao-e-infraestrutura-111690