O Movimento + Água é um engajamento empresarial coletivo para que juntos possamos alcançar objetivos centrais nas agendas de segurança hídrica e acesso ao saneamento básico no Brasil. Queremos impactar a vida de 100 milhões de pessoas no país a partir das ações coletivas acerca do ODS 6.
Segurança hídrica é a capacidade da população ter acesso sustentável à água em quantidade e qualidade adequadas para a manutenção da vida e do bem-estar humano, garantindo o desenvolvimento das atividades econômicas, garantindo a proteção contra doenças de veiculação hídrica e desastres associadas à água, bem como a preservação dos ecossistemas.
Mais do que um posicionamento público, o Movimento +Água propõe uma jornada conjunta por transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, avançando no ODS 6 – Água Potável e Saneamento.
Compromissos Coletivos
62
Empresas
Comprometidas
14
Organizações
Apoiadoras
0
Governos
Trazendo a força e a credibilidade do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, ambicionamos impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas, alcançando a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, por meio de compromissos públicos, ações coletivas, compartilhamento de conhecimento, engajamento das lideranças e colaboradores. Para as empresas, há Jornadas (Free ou Premium) oferecidas para avançar no cumprimento dos objetivos até 2030, que vão desde compartilhamento de boas práticas, engajamento com alta liderança, envolvimento com a cadeia de valor à construção de soluções coletivas para os desafios colocados.
|
|
|
|
|
O monitoramento se dará por meio de três ferramentas do Pacto Global:
Para mais detalhes e acesso aos principais indicadores, consulte o FAQ.
Empresa Comprometida:
Empresa Embaixadora:
Empresa Premium:
Workshops, conteúdos e eventos para apoio técnico e avanço das empresas nos temas de água e saneamento para alcançar os compromissos do Movimento.
Essa iniciativa no Brasil integra o Movimento + Água e dialoga com a ambição do projeto Water Resilience Coalition do CEO Water Mandate do Pacto Global da ONU, de garantir projetos de impacto em Bacias Hidrográficas sob estresse hídrico. Os principais objetivos são segurança Hídrica das bacias hidrográficas nacionais, regionalizando as ações coletivas nos biomas brasileiros, por meio das ações de conservação, preservação e reflorestamento, e de soluções para o abastecimento de água e esgotamento sanitário, quando necessárias e viáveis. Por meio dessas ações, o projeto também prevê, dentre inúmeros impactos, auxiliar na preservação da biodiversidade local das espécies de cada região.
É uma ferramenta dinâmica para expor e promover, sem fins comerciais, soluções hídricas a partir de tecnologias usadas em projetos empresariais com foco em eficiência, resiliência hídrica e acesso ao saneamento. A partir do Banco, é possível compreender como as tecnologias são empregadas nos projetos e quais os resultados atingidos que visam impacto socioambiental.
A Trilha é concebida como um diagnóstico profundo da situação atual da empresa, análise de riscos e proposições de melhorias. Seu principal propósito é mostrar para as empresas o que falta para otimizar sua gestão hídrica. A trilha não só ajuda a minimizar os impactos negativos dos riscos hídricos, mas também promove uma abordagem preventiva e adaptativa, capacitando as organizações a lidarem eficazmente com desafios presentes e futuros relacionados à água.
Inscreva-se para receber mais informações. Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU - Rede Brasil para aderir ao movimento.
O Movimento +Água é uma iniciativa do Pacto Global da ONU - Rede Brasil para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil, e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas.
Mais do que um posicionamento público, o Movimento +Água propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, avançando no ODS 6 – Água Potável e Saneamento. A iniciativa é uma colaboração entre Pacto Global da ONU - Rede Brasil, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC), Water.org, Water Resilience Coalition e Fundación Avina.
Há duas formas de aderir ao Movimento +Água:
Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU - Rede Brasil para aderir ao movimento.
Organizações não empresariais também podem se engajar no movimento +Água:
Não. Ao aderir ao movimento +Água, a organização deverá selecionar na carta compromisso quais metas ela se comprometerá, podendo ser 1, 2 ou 3 metas. As metas são coletivas, então os números das metas devem ser atingidos coletivamente.
É possível selecionar parte das metas no momento da adesão ao movimento e posteriormente adicionar
outras metas que possam ser aderidas pela empresa, lembrando que nossa jornada é até 2030 para a meta 3 e 2033 para as metas 1 e 2, em linha com o Novo Marco Legal do Saneamento
Sim, a jornada coletiva pela universalização da água e saneamento prevê o apoio institucional, tecnológico e financeiro a projetos e desenvolvimento de soluções individuais por parte de empresas de outros setores que proporcione o avanço da universalização. Existe um grupo de trabalho para acompanhamento, compartilhamento e construção coletiva dentre os participantes que selecionarem estas metas especificamente.
Não. As metas do Movimento +Água são direcionadas para ações de empresas e governos. ONGs podem
apoiar o movimento assinando uma carta de apoio institucional ao Movimento +Água, podendo colaborar com:
Caso a sua ONG queira colaborar com o movimento, envie um e-mail para agua@pactoglobal.org.br
Para participar do Movimento, a empresa precisa ser participante do Pacto Global da ONU - Rede Brasil ou estar
disposta a unir-se à iniciativa (consulte se sua empresa é membro aqui).
O Mov+Água é um desdobramento do Pacto pela Resiliência Hídrica e Energética (PRHE), no qual além de metas numéricas ofereceremos de forma gratuita para as empresas apoio técnico, direcionamento para projetos práticos, eventos, advocacy, visibilidade de cases e melhores práticas e um monitoramento de curto, médio e longo prazo até 2033. Ou seja, os princípios são os mesmos, mas o PRHE é um compromisso público empresarial que direciona ações de forma individual e o Mov+água é um passo além, com suporte nosso e de nossos parceiros para uma jornada coletiva e mais ambiciosa.
O Movimento +Água está ancorado na Plataforma Ação pela Água do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, e está alinhado com as melhores práticas internacionais: Water Resilience Coalition (CEO Water Mandate/UNGC) e Race to Resilience.
Ao apoiar ações coletivas na bacia selecionada por meio da Water Resilience Coalition (WRC), a empresa já atuará para o cumprimento da meta 3 do movimento +Água. Os projetos vinculados à WRC terão divulgação global.
Outras ações coletivas em bacias hidrográficas também serão válidas para o cumprimento da meta 3.
O Pacto apoiará as ações coletivas de três formas:
O Movimento +Água atuará da seguinte forma:
O progresso das empresas será apoiado pelos pilares do movimento e grupos de trabalho até 2030/2033.
O objetivo da Jornada Freemium é acelerar conhecimento, competência e planejamento para a entrega dos compromissos.
Na Jornada Free (gratuita), a participação é aberta para todas as empresas do movimento (empresas
assinantes do compromisso), e estão incluídas as atividades abaixo:
Na Jornada Preemium (com contrapartidas especiais), a participação é fechada para as empresas que
quiserem avançar ainda mais. Além das atividades da Jornada Free, estão contidas na jornada Preemium:
A diferença principal é o tipo de atividade disponível a ser realizada de acordo com o recurso financeiro
aportado.
O Mov+Água tem duração até 2033. O compromisso assumido via carta assinada pelo/a CEO da empresa tem validade de 2 anos, sendo renovada automaticamente.
Temos um olhar de médio/longo prazo devido à complexidade do desafio nacional proposto pelo ODS 6,
assim como o alinhamento com a Agenda 2030 e o Novo Marco Legal do Saneamento.
Todas as empresas participantes são solicitadas a nomear dois representantes (um representante principal
e um suplente) para participar ativamente do movimento. Isso inclui participação em oficinas,
acompanhamento de sessões online e coordenação junto aos colegas em toda a organização para promover a mudança efetiva na empresa. Espera-se que ao menos um/a representante participe das sessões em grupo, podendo ser da área de sustentabilidade, meio ambiente, operação, engenharia, financeiro da empresa, ou outra que julgarem importante.
Além dos/as representantes mencionados acima, todas as empresas participantes devem nomear um
contato de nível executivo para acompanhar o desenvolvimento do Mov+Água, dar suporte aos
representantes da empresa quando necessário e representar a organização em eventos de alto nível que
façam parte ou estejam relacionados ao movimento. O representante de nível executivo deve ter uma linha direta de comunicação com o/a CEO (por exemplo, Membro do C-Suite ou Conselho). O/a CEO da empresa também pode decidir assumir o papel de representante de nível executivo do movimento.
O monitoramento se dará por meio de três ferramentas do Pacto Global:
Os principais indicadores do Mov+Água são:
A jornada contará com atividades orientadoras sugeridas para apoiar as empresas de setores diferentes em atividades internas e externas/coletivas para chegarmos juntos com a meta cumprida em 2033,
considerando:
Caso sua empresa já execute as ações propostas isso será considerado de forma positiva no monitoramento, não vamos reinventar ou sobrepor projetos existentes, mesmo que com outros parceiros.
A cartilha será entregue digitalmente para as empresas participantes do movimento.
A orientação aqui é a empresa priorizar as bacias em estresse hídrico em que está localizada, identificando as áreas de cabeceira/nascentes – na jornada de construção do conhecimento damos um passo a passo, além de ferramentas para apoiar nessa identificação para as empresas que ainda não trabalham com este viés de risco hídrico – além do próprio grupo de trabalho (GT 2 – Resiliência Hídrica) que possui profissionais de diversas instituições para apoiar nas dúvidas mais técnicas que forem surgindo ao longo do caminho. Lembrando que os 50% são uma meta coletiva, queremos escalar iniciativas individuais para aumentar o impacto nessas áreas.