1.500 empresas comprometidas com o Elas Lideram 2030 +11.000 mulheres em posição de alta liderança
O Movimento Elas Lideram 2030 é uma iniciativa do Pacto Global da ONU - Rede Brasil em parceria com outras instituições parceiras com a ambição de ter 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.
Compromissos das Empresas
05
Empresas
Embaixadoras
131
Empresas
Comprometidas
11
Parceiras
Estratégicas
Trazendo a força e a credibilidade do Pacto Global, queremos aglutinar outras iniciativas, para que as empresas, não apenas assumam um compromisso público, com metas concretas e indicadores específicos, mas também encontrem no Movimento as ferramentas e capacidades necessárias para desenvolverem essas metas e irem além. Que encontrem um ecossistema completo e potente para questões de gênero e as especialistas mais influentes no tema para apoiá-las nesta jornada.
|
|
|
|
|
O monitoramento se dará por meio de duas ferramentas do Pacto Global:
Empresa Comprometida:
Empresa Embaixadora:
Governos:
Organizações Apoiadoras:
São vários encontros de capacitação na jornada free, além de plantões mensais de dúvidas e mentorias em grupo. As empresas terão, ainda, a possibilidade de adquirir produtos premium in company e estratégicos, incluindo o desenvolvimento e participação da RBPG em um comitê estratégico da organização para as questões de gênero (ou D&I).
Participação aberta para todas as empresas do movimento (assinantes do compromisso).
– Direitos Humanos e a lgualdade de gênero nos negócios (dados, tendências e previsões).
– Mulheres: interesecções e atravessamentos na experiências das mulheres no mercado de trabalho.
– A equidade como pilar estratégico do negócio e o papel do setor privado.
– Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs): uma plataforma de ação pela Igualdade
– Diagnóstico de lacunas de gênero: mapear e priorizar para avançar.
– Engajando aliados: o papel dos homens na Igualdade de gênero.
Participação fechada para empresas que desejam avançar.
– Como mapear dados qualitativos e quantitativos: censo, demografia, clima e outros dados para um plano de ação Sustentável.
– Atração, Retenção e Promoção: gestão sensível a gênero.
– Desenvolvimento de lideranças e cultura: vieses inconscientes e mudanças de paradigma.
– Transversalização de gênero: uma questão metodológica e cultural.
– Monitoramento e Avaliação de Resultados e a sustentabilidade dos avanços.
– 2 Workshops Extras (temas variados).
– Mentoria em grupo e plantão de dúvidas mensal.
Além de assinarem os compromissos, podem participar dos movimentos como apoiador insitucional mediante formalização (acordo de cooperação ou termo de parceria).
Inscreva-se para receber mais informações. Importante: É necessário ser empresa participante do Pacto Global da ONU - Rede Brasil para aderir ao movimento.
A RBPG considera como alta liderança, posições de Diretoria e acima. Casos especiais poderão ser analisados, quando a estrutura hierárquica da empresa for muito grande, para que se considerem também gerências seniors. Para isso, a empresa deverá submeter a carta compromisso, apresentando a organização hierárquica de sua estrutura e justificando o pedido de exceção.
O movimento tem como ambição coletiva ter 1.500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030, incluindo, neste mesmo período, pelo menos 11.000 mulheres em posições de alta liderança e 150 lideranças seniores engajadas com o Movimento e influenciando ativamente seus pares.
Há duas formas de aderir ao Movimento:
Importante: É necessário ser empresa participante da Rede Brasil do Pacto Global para aderir ao movimento e é fortemente recomendado que a empresa seja signatária dos WEPs, para saber como: www.weps.org e incluir o email setorprivado@unwomen.org