Todos os anos, em 20 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Refugiado. Neste ano, o foco é o direito de buscar proteção.
Seja quem for, as pessoas forçadas a deixar seus países ou locais de origem devem ser tratadas com dignidade. Qualquer um pode buscar proteção, independentemente de quem seja ou no que acredita. Buscar proteção é um direito humano: isto é inegociável.
Seja onde for, as pessoas forçadas a fugir devem ser bem-vindas. Elas vêm de todo o mundo, e para se protegerem de uma situação de perigo, podem pegar um avião, um barco ou viajar a pé. O que permanece universal é o direito de buscar proteção.
Sempre que as pessoas são forçadas a fugir, elas têm o direito de buscar proteção. Qualquer que seja a ameaça – guerra, violência, perseguição – todas elas merecem proteção. Todo mundo tem o direito à segurança.
Cada pessoa neste planeta tem o direito de buscar proteção se é forçada a fugir – seja quem for, seja de onde for e seja quando for.
Conheça algumas das iniciativas promovidas pela Plataforma de Ação pelos Direitos Humanos em parceria com outras agências ONU que criam oportunidades para apoiar essa população:
Fonte: https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/Foto da capa: Fellipe Abreu