As jornalistas Joyce Ribeiro e Sônia Bridi serão entrevistadoras na maratona de conteúdo que traz Paul Polman e Luiza Trajano entre os ‘keynote speakers’
São Paulo, 06 de abril de 2024 – A agenda da sustentabilidade corporativa brasileira, por meio do progresso na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do enfrentamento aos desafios globais urgentes, como a crise climática, a desigualdade e a pobreza, estará em discussão durante o Fórum Ambição 2030, que será promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil e pela AYA Earth Partners, com apoio da Ambipar, nos dias 02 e 03 de abril, no Hotel Rosewood São Paulo e no AYA Hub. A conferência tem ainda como parceiros: Aegea, Ambev, 99 Táxi, CBA, LIVE!, BASF, Real Wood e Rosewood – São Paulo; como parceiros institucionais do evento: Amigos do Bem, IBGC e ICE, e o Valor Econômico como mídia parceira.
“Esta edição do Fórum Ambição 2030 acontece em um momento muito propício, em que o mundo enfrenta severos efeitos da crise climática e volta suas atenções ao Brasil, pelo papel de destaque do país, que está na presidência temporária do G20, vai sediar a reunião da Cúpula dos Líderes, no Rio de Janeiro, em novembro, e se prepara para receber a COP30, o maior evento relacionado ao clima do mundo, em 2025, em Belém do Pará”, ressalta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, que destaca: “É papel do Pacto Global mobilizar as organizações para ações concretas na agenda ESG, que cresceu radicalmente nos últimos anos, se fortalecendo nas empresas em 2022 e 2023. Para este ano, a adoção de sustentabilidade e de práticas de bioeconomia são cruciais para o crescimento das empresas nos próximos anos. Nessa agenda, a opinião pública está fazendo os empresários entenderem que esse movimento virá com cada vez mais força”.
Cofundadora da AYA Earth Partners, Patricia Ellen fala sobre o quanto unir forças para fortalecer o entendimento e execução dessa agenda é urgente. “Nós, da AYA Earth Partners, estamos extremamente honrados em correalizar o Fórum Ambição 2030 junto ao Pacto Global da ONU, articulando painéis voltados para sistemas alimentares sustentáveis, economia circular, mobilidade urbana e cidades regenerativas. Esta é uma oportunidade única para fortalecermos ainda mais nossas parcerias, compartilharmos melhores práticas e inspirarmos uns aos outros a agir de forma mais responsável e consciente. Esse é um ano especial, em que o mundo olha para o Brasil em busca de soluções inovadoras. Juntos, podemos construir um modelo de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, que gere impacto positivo e prosperidade não só para as pessoas, mas também para a natureza e para a economia”, declara Patricia Ellen.
A segunda edição do Fórum vai reunir um público recorde superior a mil pessoas, entre lideranças empresariais, sociedade civil e autoridades governamentais, para debates norteados pela estratégia Ambição 2030, lançada em 2022. A iniciativa do Pacto Global é hoje formada por dez Movimentos que tratam de questões relacionadas à clima, acesso à água, economia circular, Amazônia, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, com objetivo de mobilizar empresas e organizações brasileiras para que assumam compromissos públicos e ações em direção aos ODS.
E o resultado dessa mobilização é concreto. A Ambição 2030 apresenta crescimento contínuo: o número de empresas aderentes aos Movimentos aumentou aproximadamente 50% (de 200 para 302) desde o ano passado, os compromissos assumidos pelas empresas aderentes aos Movimentos da estratégia cresceram quase 80% (de 300 para 549) e o número de Movimentos subiu de oito para 10, impactando 1,3 milhão de pessoas colaboradoras. Hoje, os Movimentos são: Transparência 100%, Elas Lideram 2030, Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno, +Água, Ambição Net Zero, Conexão Circular, Impacto Amazônia e Educa2030. Os Movimento com maior número de compromissos assumidos são o Elas Lideram 2030, com 119; Ambição NetZero, com 93; e Mente em Foco, com 89. Mais informações sobre os Movimentos estão no site do Pacto Global: https://devpactoglobal.handson-ti.com/#movimentos.
Este ano serão dois dias de inspiração, informação e, acima de tudo, amplificação do engajamento das empresas brasileiras com as pautas de sustentabilidade corporativa. Para isso, acontece dia 2 o High Level Engagement Day, dia dedicado a 150 líderes convidados das empresas de alto engajamento com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O evento contará com a presença de nomes de reconhecimento mundial e nacional, como o holandês Paul Polman, líder empresarial, ativista do clima e das igualdades, e da influenciadora digital e empresária do setor de cosméticos Bianca Andrade, a Boca Rosa, que comandarão as masterclasses exclusivas.
Paul Polman também estará no segundo dia de eventos, no Fórum Ambição 2030. Além dele, participarão de painéis e dinâmicas de trabalho no dia 03/04, nomes como: Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Reynaldo Goto, diretor de Compliance, BRF e Project Manager, Task Force Integrity e Compliance do B20; Suelma Rosa, diretora executiva de Reputação e Assuntos Corporativos da Unilever para o Brasil e América Latina; Alcione Albanesi, Fundadora e Presidente da Amigos do Bem; Anderson Pomini; presidente da Autoridade Portuária de Santos; Fred Justo, coordenador Geral de Monitoramento de Lavagem de Dinheiro e outros delitos do Ministério da Fazenda; Carolina Assis, astrônoma da Fundação Cecierj – Museu Ciência e Vida; Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black; Roberto Armelin, diretor executivo de ESG, Riscos e Compliance do São Paulo Futebol Clube; e Fernando Monfardini, Compliance Officer do Atlético Mineiro SAF.
A programação do dia 03 engloba, na parte da manhã, uma arena central de discussões, com a participação de keynote speakers, e, na parte da tarde, salas de; Patricia Ellen, sócia líder da Systemiq no Brasil e co-fundadora da AYA Earth Partners; Alcione dinâmicas, simultâneas, sobre Meio Ambiente, Anticorrupção, Direitos Humanos e COP30, Comunicação, a Sala AYA e sala LIVE com o lançamento do Grupo de Trabalho de Moda Têxtil. A arena de discussões terá as jornalistas Joyce Ribeiro e Sônia Bridi como entrevistadoras e a empresária Maite Schneider, fundadora da Transempregos, como mestre de cerimônias. A Abertura do evento será realizada por Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil; Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil; Rachel Maia, presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU – Rede BrasilAlbanesi, fundadora e Presidente da ONG Amigos do Bem; e pelo líder empresarial e ativista Paul Polman; seguida da apresentação da keynote speaker Luíza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luíza.
Em seguida, acontece o Talk SDG Pioneers, com convidados e organizações reconhecidas pelas suas ações em ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa), com Rodolfo Sirol, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia; Sonia Consiglio, SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU em 2016; Denise Hills, SDG Pioneer, conselheira e líder empresarial, especialista em clima, biodiversidade e em direitos humanos.
Local: Hotel Rosewood – Pavilion (entrada pela Alameda Rio Claro, 40- Bela Vista, São Paulo)