Vamos falar dessa relação intrínseca e sobre algumas ações para a sustentabilidade do oceano e enfrentamento da crise climática. Neste painel, serão abordadas também experiências concretas de iniciativas inovadoras e estratégia na busca da sustentabilidade do horizonte azul. Por fim, o papel do setor empresarial nesse cenário.
Agosto de 2022 – O oceano cobre 70% da superfície da Terra e abriga cerca de 80% de toda a vida terrestre, sendo assim a maior biosfera do planeta. Gera 50% do oxigênio que necessitamos, absorve 25% de todas as emissões de dióxido de carbono e captura 90% do calor adicional gerado por essas emissões. Não só é os “pulmões do planeta”, como também o maior filtro de carbono, um amortecedor vital contra os impactos das alterações climáticas.
E agora, a ciência é clara: o oceano enfrenta ameaças sem precedentes, resultado das atividades do ser humano. A sua saúde e capacidade de preservação da vida dentro e fora de água só vai piorar com o crescimento da população mundial e o aumento das atividades humanas. Se queremos resolver alguns dos problemas mais significativos da nossa geração – incluindo as alterações climáticas, insegurança alimentar, doenças e pandemias, perda de biodiversidade, desigualdade económica e mesmo conflitos – temos de agir agora para proteger a condição do nosso oceano.
No dia 29 de setembro o Pacto Global da ONU – Rede Brasil apresentará um debate sobre oceano e clima: os conceitos e exemplos relevantes para compreensão desta relação na prática. Da mesma forma, serão abordadas as ações relevantes e responsabilidades de diferentes atores em trazer a sustentabilidade do oceano para o enfrentamento da crise climática. Nesta ocasião, vamos reunir líderes dos setores empresarial, academia, governo, organizações internacionais e a sociedade civil organizada.
Painel: Conexões entre Oceano e ClimaData: 29 de setembro (quinta-feira)Horário: 10h às 12h (Horário Brasília)Painel ao vivo no canal de YouTube do Pacto Global
Ative o lembrete