Mostrar Aviso

Notícias

Pacto Global da ONU – Rede Brasil anuncia vencedoras da etapa local do SDGs Pioneers 2024

Prêmio reconhece pessoas que desenvolvem, em suas empresas, projetos de impacto alinhados com os ODS

São Paulo, 22 de julho de 2024 – O SDGs Pionneers, premiação realizada pelo Pacto Global da ONU que reconhece pessoas que tenham projetos de impacto alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas organizações, será entregue para duas vencedoras, na etapa brasileira, em 2024: Milena Rosa, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social para a Schneider Electric na América do Sul, na categoria Grandes Empresas e Fabiana Schaeffer, co-fundadora na Netza&CO, na categoria Pequenas e Médias Empresas.

Milena Rosa liderou projetos de treinamento e acesso à energia, ampliou o programa Acesso à Energia, que proporciona energia limpa e segura para pessoas que vivem em localidades remotas. Também potencializou os impactos criando o programa Business with Empathy, convidando clientes e fornecedores para apoiarem em projetos de impacto social focados em acesso à energia – ODS 7.

“O reconhecimento do SDGs Pioneers pelo Pacto Global é a certeza de que estou no caminho certo criando e impulsionando cada vez mais o desenvolvimento das melhores soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para capacitar e empoderar indivíduos e comunidades”, comenta Milena Rosa.

Fabiana Schaeffer fomentou projetos de reaproveitamento e reciclagem de materiais de eventos e ativações de marketing, como lonas.  O impacto das ações de upcycling reduziu a geração de resíduos e, ao mesmo tempo, potencializou o protagonismo de mulheres através do trabalho digno feito nas cooperativas de costureiras.

“Estou muito honrada com esse reconhecimento do nosso trabalho. É um propósito genuíno que temos buscado há muitos anos em todo o nosso ecossistema. E esse reconhecimento não é só meu; ele pertence a todos os colaboradores e parceiros que acreditam nessa missão e que contribuem para que possamos realizar todos os projetos e, juntos, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Minha vontade é que essa vitória inspire mais pessoas e que possamos ver muitos mais SDG Pioneers, especialmente dentro do nosso mercado e da indústria criativa”, defende  Fabiana Schaeffer.

Para este reconhecimento o Pacto Global da ONU – Rede Brasil aceitou candidaturas de pessoas de grandes, médias e pequenas empresas até o dia 15 de maio. Para participar, as organizações precisavam ser participantes da rede desde, pelo menos, 01 de outubro de 2023 e tenha feito, no mínimo, uma Comunicação de Progresso (CoP). Os candidatos foram avaliados por uma banca de especialistas formada por representantes do governo, sociedade civil, setor privado e academia. Esta é a etapa local. Depois, os vencedores de cada país serão considerados pelo Pacto Global e serão selecionados os vencedores mundiais em setembro deste ano, na Leader Summit.

“Estamos numa fase em que a Agenda 2030 é prioridade.  É necessário partir para a ação e esse reconhecimento mostra, principalmente, que as lideranças precisam estar envolvidas de perto. São elas que vão direcionar todo o seu ecossistema para agir e são elas que têm o poder de decidir.”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU- Rede Brasil

O SDGs Pioneer é entregue desde 2016, e as vencedoras e vencedores brasileiros foram: Sonia Consiglio Favaretto (2016), Ulisses Sabará (2016), Tânia Conte Cosentino (2017), Danielle Pieroni (2018), Juliana Oliveira (2019), Karine Bueno (2020), Denise Hills (2022), Rodolfo Sirol e Ana Paula Arbache (2023).