Além do Governador do Pará, também estiveram presentes o embaixador Norberto Moretti; Luiza Helena Trajano, presidenta do Conselho de Administração do Magazine Luíza e Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, eleito ´Person of the Year´ em 2023 pela Brazilian-American Chamber of Commerce
São Paulo, 28 de abril – O Pacto Global da ONU – Rede Brasil realizou pela terceira vez o High Level Delegation, ontem, 14 de maio, uma agenda própria da organização durante a Brazil Week, um dos principais eventos de negócios para o país, que acontece esta semana na sede das Nações Unidas, em Nova York. O evento tem o apoio da Ambipar e parcerias institucionais da Amcham (American Chamber of Commerce), Brazilcham (Brazilian-American Chamber of Commerce), Experience Club US, Global Citizen, Money Report e Grupo Mulheres do Brasil. O objetivo do Pacto Global é estreitar o relacionamento e o intercâmbio em relação aos modelos de negócios e de gestão que têm como premissa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e a Agenda 2030.
A abertura do evento foi feita por Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, e Rachel Maia, presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, e pelo embaixador Norberto Moretti. “Estar aqui é importantíssimo. Participaram deste momento representantes do setor privado, como a Luiza Trajano, do setor público, como o Helder Barbalho, e da imprensa. O Pacto Global da ONU tem o objetivo de trazer o setor empresarial para a conversa e ação sobre meio ambiente, direitos humanos e outros temas cruciais para a sociedade. E quando promovemos um evento como esse, com lideranças de altíssimo nível, vemos que a rede brasileira está alcançando este objetivo”, ressaltou Carlo Pereira. “O cenário atual, de crise climática instalada, exige que a gente aja além de nós mesmos, que amplifiquemos as ideias e ações. Todos estão preocupados, empresas inclusive, em encontrar soluções para a emergência que já está acontecendo”, afirmou.
Acompanharam a agenda mais de 350 altas lideranças empresariais, que participaram de debates e assistiram a painéis como o da COP 30, com Helder Barbalho, governador do Pará, estado que daqui a pouco mais de um ano vai sediar a COP 30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que acontecerá em Belém, em novembro de 2025. Na ocasião, Helder confirmou que os preparativos para a COP 30 estão dentro do previsto e que o evento que acontecerá no Brasil será a ´COP da Floresta´, pois proporcionará uma extraordinária experiência de meio ambiente. A ONU tem previsão, segundo o governador, de que cerca de 140 chefes de Estado compareçam à COP 30 e ressaltou que a participação popular será importante para o meio ambiente. “Temos absoluta certeza de que a participação e mobilização da sociedade civil será absolutamente intensa. Nós queremos que seja intensa. Queremos a presença de brasileiros, povos tradicionais e das pessoas que estão comprometidas com a causa para que a Amazônia possa cumprir o seu papel estratégico no meio ambiente”, disse. Também participaram deste painel Fabio Galindo, CEO da Future Carbon Group; Nikola Ivezaj, vice-presidente sênior e diretor adjunto de Políticas e Assuntos Governamentais da Global Citizen.
Também participaram da agenda Luiza Helena Trajano, presidenta do Conselho de Administração do Magazine Luíza; Aluizio Falcão Filho, publisher do Money Report; Fabio Galindo, CEO da Future Carbon Group; Nikola Ivezaj, vice-presidente sênior e diretor adjunto de Políticas e Assuntos Governamentais da Global Citizen; Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, eleito ´Person of the Year´ em 2023 pela Brazilian-American Chamber of Commerce; com Simoni Morato, chairwoman da, Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos; Lucas Sancassani, conselheiro da Amigos da Poli; Jair Ribeiro, fundador e presidente da Associação Parceiros da Educação e da Casa do Saber; Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co; e André Esteves, Chairman, BTG Pactual (TBC).