● Serão realizados debates sobre crise climática e o impacto de movimentos ‘anti-woke’ na pauta ambiental e de direitos humanos, na sede das Nações Unidas
● Serão divulgados os primeiros resultados do Relatório Ambição 2030 – Ano 2, com o desempenho de empresas brasileiras no cumprimento de metas para atingir os ODS
● Em um ano, foi registrado crescimento de 68% de empresas comprometidas com os Movimentos da estratégia Ambição 2030, da rede brasileira
12 de setembro de 2024 – O Pacto Global Rede Brasil promove nos dias 19 e 20 de setembro o maior evento brasileiro de sustentabilidade corporativa no mundo, o SDGs in Brazil 2024, no Delegates Dining Room, dentro da sede da ONU, em Nova York, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas, para debater o avanço das organizações empresariais e não-empresariais no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, SDGs em inglês). Entre os destaques desta edição estão a divulgação do segundo ano do Relatório Ambição 2030, que traz os indicadores da estratégia formada por dez grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU; e a discussão sobre a agenda ‘anti-woke’, que se opõe a uma ampla gama de questões sociais e ambientais, incluindo direitos LGBTQIA+, igualdade de gênero e étnico-racial, mudança climática, entre outros temas.
A relação de painelistas traz nomes de peso, como o Ministro do STF Luís Roberto Barroso, que discute o tema ´Desenvolvimento sustentável e novas tecnologias´; o ator, diretor e escritor Lázaro Ramos, que falará sobre ´Como comunicar o que para alguns parece invisível´; Georg Kell, fundador e ex-diretor executivo do Pacto Global em NY como keynote speaker; Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, no firechat: ‘Salário Digno, Desafios da Implementação pela Perspectiva de Gênero e Raça’; e skatista medalhista olímpica Rayssa Leal, que vai falar sobre suas percepções sobre o esporte feminino no Brasil e ações de sustentabilidade em que está envolvida. Entre as mediadoras, estão as jornalistas da Globo Sandra Coutinho, Aline Midlej e Valéria Almeida.
“O Relatório Ambição 2030 nos traz um termômetro de como as empresas participantes dos Movimentos da rede brasileira do Pacto Global estão caminhando, onde avançaram e onde precisam aprimorar seu desenvolvimento rumo aos ODSs. Apuramos que a maioria das empresas considera a participação nos movimentos de suma importância para o seu progresso, o que confirma a relevância do trabalho que o Pacto Global desenvolve e a nossa responsabilidade na jornada do setor corporativo rumo à sustentabilidade”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global Rede Brasil.
O Relatório Ambição 2030 é feito com base nas respostas fornecidas pelas empresas participantes dos Movimentos, sendo eles: +Água (ODS 6), Ambição NetZero (ODS 13), Conexão Circular (ODS 12), Elas Lideram 2030 (ODS 5), Raça é Prioridade (ODS 5), Mente em Foco (ODS 3), Salário Digno (ODS 8) e Transparência 100% (ODS 16). A segunda edição da publicação traz ainda um panorama dos movimentos recém-lançados: Impacto Amazônia (ODS 2, 12, 13 e 15) e Educa2030 (ODS 4).
O documento mostra, entre outros dados, um crescimento de 68% de organizações comprometidas com os Movimentos (286 no ano de 2023), e 85% de respostas aos questionários que geraram os indicadores do Relatório (244 organizações respondentes, em 2023). O crescimento no número de compromissos assinados pelas empresas dentro dos Movimentos também teve um aumento expressivo de 99%, saltando para 519 no período de um ano.
As respostas ao questionário do Relatório ainda mostram o quanto a participação nos Movimentos traz contribuições relevantes aos avanços dos temas nas empresas. Em média, 70% das empresas avaliam que o movimento contribui muito ou razoavelmente para este avanço na sua própria organização.
“Este ano, também estamos promovendo uma discussão sobre a pauta ‘anti-woke’, para entender e mitigar o impacto deste movimento que se opõe aos avanços em áreas como clima, direitos humanos, diversidade e inclusão. Discutir esse tema é crucial para proteger nossos esforços de sustentabilidade corporativa e garantir que as empresas continuem a ser uma força positiva para o progresso social e ambiental, mesmo diante das adversidades”, analisa Pereira.
Esta edição do SDGs traz variedade de debates relacionados à agenda climática. Na área da saúde, por exemplo, o médico Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e Márcia Castro, professora Andelot de Demografia e Chefe do Departamento de Saúde Global e População, Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard, discutirão ´Saúde e Resiliência Climática: Como gerir sistemas de saúde à luz de seu papel crítico frente às mudanças climáticas´.
E, a pouco mais de um ano para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, a Floresta Amazônica tem estado cada vez mais na pauta nacional e mundial. A bioeconomia e a inovação na região serão tema de um painel com a participação de Danilo Zelinski, head de investimentos em tecnologia para clima e floresta da KPTL. O painel é um resumo do Bioeconomy Amazon Summit (BAS), evento organizado pela gestora KPTL e o Pacto Global em Belém, em agosto, com o objetivo de fazer a ponte entre investidores e empreendedores da bioeconomia local. Jorge Viana, presidente Apex e Sarah Sampaio, CEO e Fundadora do Café Apuí e Amazônia Agroflorestal, também participam deste debate.
Nos dois dias de SDGs são esperadas mais de 800 pessoas, entre altas lideranças empresariais, governamentais e da sociedade civil, para participarem dos painéis, conversas e construção de redes em torno dos temas de meio ambiente, direitos humanos, trabalho, integridade e finanças.
A agenda da quinta-feira, dia 19, começa às 14h e vai até 20h e, no dia 20, das 9h às 20h, totalizando, nos dois dias, 16 horas de discussões.
O SDGs in Brazil 2024 tem patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal; apoio da Aegea, Ambipar, Apex Brasil junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal; e EY. Parceiros: Marfrig BRF e Flytour; Parceria institucional da AMCHAM, Brazil Foundation, Global Citizen, IBGC, ICC e Lide NYC; Parceiro de mídia: Exame.
Confira a programação no site: https://sdgsinbrazil.com/pt/sustainable-development-goals-in-brazil/
Ou abaixo:
Dia 19
14h – Abertura com o CEO do Pacto Global Rede Brasil Carlo Pereira; a presidente do Conselho de Administração da rede brasileira do Pacto Global da ONU, Rachel Maia; e a Secretária-Geral Adjunta do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo.
14h20 – Silvia Rucks, por vídeo, vai falar sobre a ‘A importância das empresas brasileiras na implementação da agenda 2030 num contexto de grande visibilidade para o Brasil devido ao G20, COP30 e presidência dos BRICS’.
14h25 – Keynote Speaker Sérgio Danese, representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
14h40 – Keynote Speaker Georg Kell, fundador e ex-diretor executivo do Pacto Global da ONU.
15h10 – Painel ‘Saúde e Resiliência Climática: Como gerir sistemas de saúde à luz de seu papel crítico frente a mudanças climáticas’, com o médico Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e Márcia Castro, professor Andelot de Demografia e Chefe do Departamento de Saúde Global e População, Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard, com mediação de Sandra Coutinho, jornalista da Globo.
15h40 – Painel ‘Empregabilidade e Juventude – Construindo o futuro hoje’, com Arturo Nunez, ex-CMO da Nubank, Nike, Apple, NBA, Shark Tank Brasil, Board Member; Kamila Camilo, diretora- executiva do Instituto Oya; Cristovam Ferrara, diretor de Sustentabilidade da Globo; e mediação de Valéria Almeida, jornalista e apresentadora da Globo.
16h10 – ‘Download Climate Impact Summit 2024’, com Abrão Neto, CEO da AMCHAM; e Daniela Chiaretti, repórter especial de Ambiente do Valor Econômico.
16h40 – Firechat ‘Salário Digno: Desafios da implementação pela perspectiva de gênero e raça’, com Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil; e Ana Fontes, vice-presidente do Conselho de Administração do Pacto Global Rede Brasil, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora (RME).
17h10 – Keynote speaker Jorge Viana, presidente da Apex;
Painel ‘Download BAS’, com Danilo Zelinski, head de Investimentos em Tecnologia para Clima e Floresta da KPTL; e Sarah Sampaio, CEO da Amazônia Agroflorestal.
17h40 – Painel ‘COP30’, com a participação de Luciana Costa, diretora de Transição Energética do BNDES; e Enio Verri, diretor-geral da Itaipu.
18h30 – Painel ‘Agricultura Sustentável: Inovações do Setor Empresarial’, com Ricardo Assumpção, LATAM Sustainability ESG Leader e Chief Sustainability Officer na EY; Cristiane Amaral, líder do Setor de Consumer e Agro na EY; Antonio Meirelles, diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes; e José Ricardo Sasseron, Vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial, Banco do Brasil.
19h – Painel ´Empreender com diversidade para construir futuros inclusivos´, com Margarete Coelho, diretora do SEBRAE; Taís Santos, diretora de Estratégia e Líder de DE&I da AlmapBBDO; e Raquel Virginia, CEO da Nhaí; Mario Bento, diretor do Programa de Indicadores e Diagnóstico, CEERT; e mediação de Adriana Barbosa, presidente do Instituto Feira Preta.
19h45 – Encerramento.
Dia 20/09 – Tema: Ampliar as perspectivas e trocar com as boas práticas ao redor do mundo
9h – Abertura com Carlo Pereira, CEO do Pacto Global Rede Brasil; e Solange Ribeiro – vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia e vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU global.
9h20 – Painel ‘A Ecologia da Dor, Poder e Propósito’, com a keynote speaker Meg Pagani, empreendedora, palestrante e consultora.
9h35 – Painel ‘Inovação e parcerias: Fortalecendo ecossistemas digitais para grandes negócios’, com Julio Cesar de Queiroz Campos, CEO do Compra Agora da Unilever; Guilherme Horn, CEO do Whatsapp; Adriane dos Santos de Almeida, diretora de Ensino e Inovação no IBCG; e mediação de Carolina Strobel, sócia fundadora da Antler, sócia-operacional da Redpoint Venture.
10h05 – Keynote Speaker Christopher Podgorski, CEO da Scania para a América Latina, com lançamento do Hub Biocombustíveis e Elétricos.
10h20 – Keynote Speaker Federica Marchionni, CEO da Global Fashion Agenda, fala sobre como a moda pode transformar ambição em ação.
10h35 – Painel ‘Os potenciais impactos das eleições dos EUA nas empresas globalmente e nos países em desenvolvimento’, com John V. Connorton Jr, advogado de Finanças Públicas, com ampla experiência em financiamento de projetos de infraestrutura para estados, municípios e autoridades públicas; e Manoel Baião, fundador da Neolink.
11h05 – Painel ‘Ambição pelos ODS: A importância do engajamento dos mais altos líderes empresariais para debater sobre a década da ação no Brasil e no mundo’, com Carlos Berenhauser, da Enops; Cíntia Marin, diretora de Sustentabilidade da Afya; e Renata Faber, head de ESG da Exame.
11h35 – Painel ‘Trabalho decente na cadeia florestal’, parceira Suzano e Pacto Global, com apoio da OIT, com participação de Vinicius Pinheiro, Diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho – OIT; e Monica Gregori, Diretora de Impacto do Pacto Global Rede Brasil.
12h – Firechat Estratégias e Desafios para um Futuro Zero Emissões, com Roberto Rossi, CEO da Schneider Brasil; e Luiza Demôro, Global Head of Energy Transitions at BloombergNEF (BNEF).
12h10 – Momento de Assinatura de Movimentos Ambição 2030.
12h25 – Almoço
14h – Painel LIDE NY: ‘O Impacto da Sustentabilidade na Atração de Investimentos Estrangeiros em Empresas Brasileiras’, com participação de Isaac Sidney, da Febraban.
14h20 – Entrevista com Rayssa Leal, skatista e atleta olímpica, com mediação da jornalista Aline Midlej.
14h50 – Painel ‘Como comunicar o que para alguns parece invisível’, com o keynote speaker Lázaro Ramos, ator, diretor e escritor.
15h20 – Painel ‘Cadeia de Valor e Devida Diligência’, com Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury; Irina Bacci, diretora técnica da PADF; Clarice Coppetti, head de Saúde da Petrobras.
15h50 – Keynote speaker Ministro Luís Roberto Barroso (STF) fala sobre ‘Desenvolvimento Sustentável e Novas Tecnologias’.
16h20 – Painel ‘Agenda anti-woke: quais são os impactos negativos’, com Suelma Rosa, VP de Assuntos Corporativos para Latam da Pepsico; Adrianne Smith, Chief Diversity And Inclusion Officer Fleishmanhillard; Rebecca Tavares, BrazilFoundation; Kristin Stoller, editorial director da Fortune; e mediação de Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli.
16h50 – Painel ‘Desafios para a justiça climática no Brasil e o papel do setor privado’, com o ministro Antonio Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (por vídeo); Rosa Ramos, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP; Gabriel Wedy, desembargador federal, vice-presidente do Instituto O Direito Por Um Planeta Verde.
17h40 – Painel ‘Minerais críticos e transição energética’, com Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium.
18h – Lançamento do Guia da Descarbonização do Setor Marítimo e Portuário – GT Negócios Oceânicos, com participação de Fernanda Sossai, gerente-geral de Desenvolvimento Portuário e ESG do Porto do Açu.
18h15 – Painel ‘Construindo resiliência hídrica – Ações coletivas por meio de coalizões’, com Edison Carlos, presidente do Instituto Aegea; Mariana Napolitano, diretora de Estratégia da WWF Brasil; e mediação de Monica Gregori, diretora de Impacto do Pacto Global Rede Brasil.
18h45 – Keynote Speaker Jéssica Dalmasso, CEO da Vedac, falará sobre ´O papel do manejo sustentável em floresta pública – A preservação da Amazônia’.
Painel ‘Design colaborativo com comunidades tradicionais da Amazônia’, com Luís Guedes, da Gua Arquitetura; Jay Boggo, fundador e diretor criativo da J.Boggo+; e Valdiley, Mestre Carpinteiro.
19h15 – Encerramento
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em pactoglobal.org.br