Produzido por 17 empresas do setor agroindustrial, o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria é uma iniciativa voluntária dos 44 membros que compõe a Ação Coletiva Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Abril 2022 – Produzido por 17 empresas do setor agroindustrial, o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria é uma iniciativa voluntária dos 44 membros que compõe a Ação Coletiva Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Para falar desta publicação e sobre “Integridade e Combate à Corrupção no Setor Agroindustrial” será realizado um painel de discussão transmitido virtualmente no canal digital do Ministério da Agricultura (Mapa) no próximo dia 18/04 (das 10h às 11h30). A programação integra o mês de comemoração dos 05 anos do Programa de Integridade do Mapa, que também contribuiu com a publicação.
Os 8 temas abordados no Guia foram selecionados após a realização de um mapeamento de riscos de corrupção e compliance nos seis segmentos representados na iniciativa, que são: cítricos; insumos; papel e celulose, proteína; proteína animal; e sucroalcooleiro.
Sobre a Ação Coletiva do Setor da AgroindústriaA agroindústria representa o setor mais relevante em termos de atividade econômica no Brasil. A soma dos bens e serviços gerados no agronegócio atingiu 1,55 trilhão de reais (aproximadamente 300 milhões de dólares) ou 21,4% do PIB brasileiro. Especialmente no nível local, as empresas desempenham um papel central, gerando receitas e empregos – sendo, portanto, também um interlocutor privilegiado com as autoridades locais, com notável potencial de transformação da realidade local.
Diante dos desafios do setor nos últimos anos relacionados a sua reputação e credibilidade, as empresas reforçaram seu compromisso com ações que promovam e fortaleçam a ética e a integridade dos negócios com iniciativas concretas como a Ação Coletiva do Setor da Agroindústria, que iniciada entre 2019/2020, tem como principal objetivo mobilizar o setor em diferentes frentes de atuação para consolidar um ambiente ético e saudável, com integridade e livre de corrupção. Uma Ação Coletiva não se trata apenas de empresas individuais discutindo o que estão fazendo sobre a corrupção, mas sim um esforço coletivo sustentado — idealmente, com uma visão compartilhada — em que estratégias e metas claras foram definidas por seus membros para criar mudanças impactantes no ambiente de negócios.
Durante o seu primeiro ano de atuação em 2021, foram realizados 11 encontros, que resultaram na produção conjunta do Guia de Boas Práticas Anticorrupção, que visa fornecer orientações e compartilhar boas práticas para empresas de todos os portes e diferentes organizações do setor com o intuito de ser uma ferramenta educativa e de conscientização, contribuindo para o combate à corrupção e a promoção da integridade no Brasil.
ServiçoLançamento do Guia de Boas Práticas Anticorrupção da AgroindústriaPainel: Integridade e Combate à Corrupção no Setor AgroindustrialData: 18 de abril de 2022 (segunda-feira)Horário: das 10h às 11h30Local: no Canal do Youtube do Mapa
Para saber mais sobre essa iniciativa contate: acoescoletivas@pactoglobal.org.br