A taxa de 89% de conformidade é obtida graças aos recursos oferecidos pela empresa EqualWeb.
Maio de 2023 – São pelo menos 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Um contingente que não acessa ou navega pela web em sua plenitude.
Num país desigual em todas as frentes, o mundo digital não deve ser algo à parte. De acordo com um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2019, a cada 100 brasileiros, dezenove têm alguma restrição visual, sete possuem restrição motora, cinco têm problemas auditivos e uma pessoa sofre de limitação mental ou intelectual. São cerca de 25% dos brasileiros ou 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a mais comum, com 19% da população atingida no país. Um contingente que não acessa ou navega pela web em sua plenitude. Apesar dos números, apenas 0,8% dos quase 17 milhões de páginas na web no Brasil podem ser considerados acessíveis, segundo dados do Big Data Corp.
O site do Pacto Global da ONU – Rede Brasil conta com uma série de funcionalidades de acessibilidade digital que viabilizam a navegação de todas as pessoas. O recurso é ofertado pela empresa EqualWeb, tecnologia israelense que faz uso de algoritmos de inteligência artificial para tornar o ambiente online mais acessível. Seu principal objetivo é mudar a realidade das empresas brasileiras no que diz respeito à inclusão digital.
A startup trabalha com um portfólio de 31 funcionalidades – que vão de Comando de Voz (ferramenta para pessoas com limitação motora, ausência de braço ou mãos, paralisia ou deficiência visual) até Descrição de Imagem (essencial a pessoas com deficiência visual). Dentre as funcionalidades disponíveis estão: ajuste de leitor da tela, navegação por teclado e navegação numérica, comando de voz, aumento de fonte, mudanças de cores, leitor de texto, descrição de imagem e teclado virtual, entre outros.
Com o objetivo de incentivar a universalização do acesso aos sites, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil conta com a parceria da EqualWeb, permitindo que todas as pessoas com alguma deficiência ou limitação possam navegar com mais autonomia e independência.
A parceria pode ser considerada como uma iniciativa que contribui com os 10 princípios universais visando o respeito e proteção dos Direitos Humanos, colocando em prática uma ação que faz parte da Estratégia 2030 do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, cujo resultado terá Impacto direto nos ODS 04 (Educação de Qualidade e Trabalho Decente), 08 (Emprego Digno e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades).