Mostrar Aviso

Notícias

Um salto nas metas baseadas em ciência.

A atuação da SBTi, a iniciativa Science Based Targets, foi um dos temas mais relevantes da COP27, saiba o porquê.

Dezembro, 2022 – Lançada em 2015, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) – uma coalização entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o WRI e o WWF – elabora métodos e ferramentas para que empresas de todo o mundo possam estabelecer metas de redução de emissões que colaborem para o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris: limitar o aumento da temperatura global a 1.5°C e chegar às emissões líquidas zero antes de 2050. Além disso, a SBTi também avalia e valida as metas das empresas, atuando como uma terceira parte independente nesse processo. 
A SBTi esteve no centro das discussões durante a COP27, com grande participação e destaque das empresas comprometidas e com metas aprovadas. Anúncios do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterrez, e do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sedimentaram o papel das metas baseadas na ciência aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) como a ferramenta a ser adotada pelas empresas para a implementação de suas estratégias de descarbonização.  
O Grupo de Especialistas de Alto Nível da ONU em Net Zero (UN High-Level Expert Group on Net-Zero) divulgou seu relatório sobre compromissos net-zero durante a primeira semana da COP27. O relatório tratou de compromissos net-zero de atores não estatais, incluindo empresas, instituições financeiras e governos locais e regionais.  
A SBTi foi citada várias vezes como um forte exemplo de metodologia e orientação robusta quando se trata de metas net-zero para o setor privado. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou o plano da Casa Branca de exigir que todos os fornecedores do governo federal norte-americano estabeleçam metas baseadas na ciência. O governo federal norte-americano é o maior comprador do mundo, tendo empenhado cerca de 630 bilhões de dólares em compras em 2021. Isso significa que esta mudança de regra trará centenas de empresas para estabelecer metas baseadas na ciência e levará a uma redução significativa das emissões globalmente. Além disso, durante a COP27, a SBTi ultrapassou o número de 4000 empresas comprometidas em elaborar uma meta de redução de emissões de GEE de acordo com os critérios da iniciativa. Esse número aponta que o número de empresas comprometidas duplicou em um ano. 
Para saber mais sobre a iniciativa e seu progresso no ano, acesse o site da SBTi e seu relatório de progresso 2021.